A Airbus emitiu Diretriz de Aeronavegabilidade para alguns modelos do A310 e A300-600 requerendo inspeção detalhada para verificar presença de trincas por corrosão (stress corrosion) nos eixos de transmissão localizados entre o PCU (power control unit) e limitadores de torque. A DA é repetitiva e irá requerer inspeções conforme boletins expedidos. Caso sejam encontradas trincas, os eixos de transmissão dos comandos de vôo deverão ser substituídos.A EMBRAER também emitiu DA pedindo inspeção em componentes inferiores das asas dos ERJ 190, de algumas séries 100 e 200. Em testes de fadiga estrutural foram encontradas trincas em alguns skin stringers entre as seções 7 e 10 de ambas as asas. Como forma de prevenção a empresa pede que sejam feitos testes e caso haja notificação de trincas as referidas peças sejam retrabalhadas.
Vale relembrar que a interação entre tripulantes e setores de manutenção é fundamental para o bom desempenho da função. Não seja você um piloto desligado. Alerta amarelo pra manutenção SEMPRE.
Fly Safe.
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