18 de mai. de 2009

REVISÃO DE MOTORES AERONÁUTICOS

A revisão de um motor aeronáutico homologado se dá por dois motivos:
Motores aeronáuticos possuem tempo de vida útil, estabelecido pelo fabricante e/ou pela autoridade aeronáutica do país de registro. Após esgotado, precisa ser revisado..
Defeitos ou um acidente podem determinar a necessidade de revisão.
Para uma perfeita revisão, deverão ser suguidas todas as normas técnicas aplicáveis ao motor e à aeronave, com os respectivos manuais e normas técnicas à mão,onde sera seguido um prossesso de desmontagem e montagem que poderemos conhecer a seguir:
  • Inspeção preliminar: Antes de ser removido, o motor sofre uma inspeção preliminar para que seu estado seja conhecido. Assim, podemos definir melhor o trabalho que será realizado;
  • Remoção: Ele será removido de acordo com as instruções do fabricante;
  • Avaliação: Após sua remoção, recebe uma nova inspeção preliminar. Uma avaliação do estado externo é efetuada pela Divisão de Motores, que avaliará os seus componentes e realizará fotos para arquivo;
  • Desmontagem: Em seguida, é desmontado, passo a passo, a partir de onde se inicia o processo de inspeção.
  • Limpeza: Etapa importante no processo de revisão, quando os técnicos despendem grande atenção para identificar discrepâncias nos componentes do motor;
  • Armazenagem: Após a limpeza, os componentes serão armazenados e estocados;
  • Inspeção: É o processo mais meticuloso. Vários testes serão aplicados aos componentes para verificar a sua adequação ao que prevê as normas técnicas do fabricante.
    Para isso, nossa empresa se mantém ligada On-line com os fabricantes para sanar dúvidas que possam surgir.
  • Tratamentos químicos (pintura): Produtos químicos e tintas serão aplicados aos componentes de acordo com o padrão do fabricante do motor;
  • Montagem: O motor será montado rigorosamente de acordo com as instruções dos fabricantes, utilizando-se selantes, lubrificantes, anti-oxidantes aprovados;
  • Reinstalação na aeronave: Após as etapas anteriores, o motor voltará à aeronave, novamente obedecendo todos os critérios exigidos pelos fabricantes dos motores e das aeronaves.
  • Ensaios: Após instalado, o motor será ensaiado, quando serão colhidos todos os parâmetros de desempenho e temperaturas. 
FONTE :http://www.americadosulaviacao.com.br

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