24 de jul. de 2009

Irã: avião tem problemas durante o pouso, sai da pista e deixa vários mortos

RIO - Pelo menos 17 pessoas morreram nesta sexta-feira quando um avião de passageiros pegou fogo ao aterrissar em um aeroporto no Noroeste do Irã, informou a agência de notícias estatal Irna. Ao todo, 153 pessoas estavam a bordo. A aeronave, um Ilyushin-62, de fabricação russa, seguia de Teerã a Mashhad.
"Dezessete pessoas morreram e 18 estão feridas após um avião de passageiros ter pegado fogo em um aeroporto em Mashhad", informou a Irna, acrescentando que o restante dos passageiros foram retirados da aeronave.

As primeiras imagens mostram que a cabine do piloto ficou totalmente destruída
No dia 15 deste mês, um avião Tupolev 154 que fazia o voo 7908 da Caspian Airlines, com 153 passageiros e 15 tripulantes, caiu matando todos a bordo.

O Irã registrou diversos acidentes com aeronaves nos últimos anos, principalmente por falta de manutenção, e agora é criticado em todo o mundo pela falta de segurança.

Autoridades iranianas dizem que a culpa pelo alto índice de acidentes é das sanções impostas pelos EUA, que as impedem de recuperar apropriadamente aeronaves americanas compradas antes da Revolução Islâmica em 1979 e também dificultam a compra de peças de aviões na Europa. As sanções forçam companhias aéreas iranianas e o Exército muitas vezes a recorrerem à compra de aeronaves russas com vários anos de uso.

Também nesta sexta-feira, um avião da Flybe que ia de Paris para Cardiff, no País de Gales, teve que fazer um pouso forçado no aeroporto de Gatwick, em Londres, por suspeitas de uma falha técnica. Nenhum dos 46 passageiros ficou ferido, mas o aeroporto permaneceu fechado por alguns minutos.

Publicada em 24/07/2009 às 15h09m
O Globo online

Nenhum comentário:

Postar um comentário