
A ocasião era o último teste de um procedimento experimental de pouso no aeroporto, que promete economizar milhões de litros de combustível, diminuir a exposição dos moradores ao ruído do jato, reduzir a poluição e conservar dólares preciosos das companhias aéreas.
O novo procedimento, chamado pela indústria aeronáutica e de seus reguladores de Optimized Profile Descent, é uma medida que utiliza satélites de alta tecnologia de navegação orientada, o poder dos computadores informatizado de gestão de voo de aeronaves com a supervisão da FAA para alterar procedimentos antigos de décadas para trazer aeronaves da altitude de cruzeiro para o pouso.
"Não há nada na tecnologia que não tenha sido usado antes", disse Mike Adams, um capitão técnico da Alasca Airlines que está ajudando a estabelecer o sistema em Sea-Tac, o aeroporto da maior hub da companhia aérea ", mas o complicado está nos detalhes".
Case a navegação com os sistemas de gestão informatizada de vôo e os aviões podem calcular e executar rotas de voo que irá levar um avião de uma altitude de cruzeiro de, digamos, 39.000 pés para a cabeceira da pista em um caminho descendente bom que necessita apenas de propulsão mínima do motor.
No âmbito do procedimento de pouso tradicional em atual uso, uma vez que uma aeronave desça para 10.000 pés, ela segue os procedimentos ditados pelos controladores de tráfego aéreo. O resultado desses procedimentos tipicamente é uma espécie de descida em escada para o aeroporto na qual um controlador instrui o piloto a sua posição, velocidade e altitude e os traz para baixo em direção a pista em uma série de mudanças de altitude.
Esse procedimento tradicional exige que os aviões deçam e depois estabilizem várias vezes em sua descida de 10.000 pés. Cada vez que as aeronaves nivelam, os pilotos devem aumentar a potência para manter a altitude.
No âmbito do processo OPD, a descida é uma queda constante da altitude, que pode ser feito, na maioria dos casos, sem aumentar a potência do motor acima do idle até imediatamente antes do desembarque.
Seguindo procedimentos OPD apenas para aproximações em Sea-Tac que voam sobre Puget Sound Vashon entre a ilha e o continente, chamada de Abordagem Ocidente, poderia economizar às companhias aéreas que voam em Sea-Tac cerca de 175.000 galões de combustível por mês ou 2,1 milhões de galões anualmente, a companhia calcula. As economias poderiam se multiplicar se os procedimentos de descida otimizadas fossem colocados em uso para as outras aproximações no campo. As reduções de emissões são condizentes com a economia de combustível, com uma redução de 22.400 toneladas métricas de emissões por ano, a quantidade emitida por 4.100 carros.
Fonte: COMONEWS
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