RIO - Os consumidores ganharam um novo espaço para emitir suas opiniões sobre os serviços das companhias aéreas, mostra reportagem de Nadja Sampaio publicada na edição deste domingo do jornal O GLOBO. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) criou no seu site (www.anac.gov.br) um ranking onde os passageiros podem dar notas em 11 quesitos. Criado no dia 19 de maio, o "Espaço do Passageiro" já tem 1.200 consumidores cadastrados e 1.860 avaliações. Na parte de voos domésticos, a empresa mias bem avaliada é a OceanAir, com média 7,52, seguida da Azul (7,16) e da Webjet (6,92). A TAM e a Gol/Varig, que juntas têm 88,5% do mercado nacional, estão com médias 6,09 e 5,68, respectivamente.
" As notas são importantes para que as empresas percebam como estão sendo vistas pelos clientes. E os consumidores podem fazer suas escolhas com base no desempenho das empresas "
Entram no ranking as empresas que já tiveram mais de cem avaliações em cada quesito. Por isso, as empresas que fazem os voos internacionais ainda não estão classificadas.
A presidente da Anac, Solange Vieira, afirma que o "espaço do passageiro" não tem a função de fiscalizar as empresas e, sim, abrir um canal de comunicação onde o cliente possa dizer o que o agrada e o que o desagrada nos serviços oferecidos pelas companhias aéreas.
- A Anac não influi na relação passageiro-cliente, mas as notas são importantes para que as empresas percebam como estão sendo vistas pelos clientes. E os consumidores podem fazer suas escolhas com base no desempenho das empresas. Pretendemos ampliar a divulgação desse espaço e estamos estudando outras medidas de comunicação, como, por exemplo, a distribuição de panfletos nos aeroportos.
Publicada em 01/08/2009 às 19h58m
O Globo Online
2 de ago. de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário