CURSO DE SGSO PROMOVIDO PELA ANAC



O curso, foi excelente momento para aproximação maior da Universidade com os órgãos legisladores da Aviação Civil e comunidade aeronáutica. Participaram também representantes da TRIP, TAM, VLOG, Pantanal, NHT Táxi Aéreo, PUC-RS, Empresas de Consultoria e o pessoal interno da ANAC.
A implantação do SGSO no Brasil será realizada em 4 fases, conforme orientações da ICAO e da ANAC. Na primeira fase as empresas deverão contratar responsáveis, alocar recursos, desenvolver cronograma de implementação e apresentar o MGSO - Manual de Gerenciamento de Segurança Operacional que substitui o PPAA.
O SGSO exige dos responsáveis, conhecimentos nas áreas administrativas, de gerenciamento de projetos e em operações, o que aumenta em muito a empregabilidade do pessoal formado em Ciências Aeronáuticas e principalmente pós-graduados em Sistemas de Segurança. Conforme o Sr. Fernando Franklin, chefe da GGIP, a pós-graduação da UNOPAR é uma oportunidade excelente para quem quer aumentar suas chances de trabalhar em companhias regionais e de maior porte. Representantes de empresas como a OCEANAIR e NHT informaram que tem muito interesse em firmar parcerias com a UNOPAR, sendo que aceitaram proposta da coordenadora para o encaminhamento de Curriculos dos melhores alunos da pós.
Esperamos agora trabalhar arduamente para a implantação definitiva do curso de Pós Graduação em Gestão da Segurança Aeronáutica e Aeroespacial, visto a enorme necessidade de pessoas para trabalharem nos setores de gerenciamento da segurança operacional no Brasil.
Conforme a Resolução nº 106 da ANAC, Aeroportos, Empresas da Categoria Especial (SAE), Oficinas e organizações de apoio deverão certificar-se e encaminhar seus MGSO até 06/2010. Ainda, estão previstas alterações nas RBAC´s 135 e 121, requerendo dos Operadores (companhias de transporte aéreo) as mesmas condições. Será momento de grandes mudanças nos trabalhos com a Segurança, visto que TODAS as ferramentas de gestão e análise de risco deverão ser aplicadas. Cabe ressaltar ainda que o SGSO vai utilizar o método Reativo (análise de DIVOP´s e Relatórios Finais de Acidentes/Incidentes), Preventivo (Sistemas de Relatórios e estudo de casos/levantamento de situações de perigo - Vistorias) e o método Preditivo (ou Pró-ativo) que se baseia em análise de dados de voo, análise de relatórios e trabalhos expontâneos em prol da segurança Operacional. O SGSO é baseado em DESEMPENHO e requer a participação de TODOS os departamentos da empresa, logo, todos os departamentos precisarão receber treinamento e participar do processo.
Muita coisa tem que ser feita, é um desafio para o País e para a Aviação como um todo, e para nós, formadores de massas críticas e de profissionais para atuarem no setor.
http://www.elitecampinas.com.br/gabaritos/afa/2011/EliteResolveAFA2011.pdf
ResponderExcluirDesculpem, mas é só para e ter o link acesso pra 'salvar como'