Aluno participa de aula em aparelho simulador de vôo. |
REPORTAGEM: KARINA GIORGIANI, 6º SEMESTRE NOTURNO
EDIÇÃO: RUDOLF VALENTIN, 6º SEMESTRE NOTURNO
Em meio aos 26 cursos de graduação oferecidos pela Universidade Norte do Paraná (Unopar), que todos os anos formam cerca de 7 mil profissionais das mais diversas áreas, o curso de Ciências Aeronáuticas surge como diferencial para alunos que um dia sonharam em voar e decidiram tornar o sonho uma realidade. A universidade é a única da região com o curso de bacharelado em Ciências Aeronáuticas e, por isso, recebe alunos de vários estados do país. O curso tem 10 anos.
No Brasil, o curso de Ciências Aeronáuticas é ofertado por apenas 13 instituições, sendo que na maioria delas os cursos são técnicos. A coordenadora do curso na Unopar, a professora Vivien Aparecida Costa, disse que no exterior o diploma de bacharel em Ciências Aeronáuticas já é exigido em todas as empresas aéreas, e que no Brasil a tendência é a mesma. Apesar de ainda ser uma área pouco explorada academicamente, a aviação precisa de profissionais cada vez mais bem preparados.
Uma das questões levantadas pela coordenadora diz respeito à ética profissional perante a empresa, uma vez que a omissão de qualquer tipo de problema - técnico ou humano - pode acarretar grandes desastres. Ela explicou que mesmo um pouso forçado, quando não relatado, pode trazer problemas futuros no caso de alguma danificação do equipamento. É importante que sempre haja clareza e profissionalismo. "Quando errar, o piloto deve sempre relatar os erros", afirmou Vivien Costa.
A universidade oferece aos alunos, a oportunidade de conhecerem o que há por trás do ato de voar. São aulas teóricas e técnicas, como no laboratório de simulação de vôo, em estação meteorológica e consultoria aeronáutica. "Através de estágios e projetos, os alunos entram em contato direto com o mercado onde irão atuar e se preparam para a carreira que escolheram dentro das diversas oportunidades que a aviação civil oferta", disse a professora.

Veja restante da matéria na página do Comtexto:
http://www13.unopar.br/unopar/comtexto/ctwebmanchete.action?x=3044
Apenas uma resalva, na foto em que diz "Aluno participa de aula em aparelho simulador de vôo" na verdade mostra o cockpit da aeronave T-27 Tucano.
ResponderExcluirMuito bom o Blog!