
Localizado em elevadas altitudes (1524m/5000ft) o Aeroporto Internacional Shirak criado em 1961 foi atualizado em 2007 para atender todos os requisitos da ICAO e é considerado um aeroporto de Primeira classe. É peculiar que sua pista possui 3,220m de comprimento e 45m de largura e a região possui montanhas ao redor dificultando pousos e decolagems que são feitos somente a partir da região sul.
O programa de Certificação foi realizado pelo grupo Sukhoi Civil Aircraft (SCAC) com os pilotos de teste Alexander Yablontsev e Vadim Shirokikh e ainda com a presença do piloto MAK Mikhail Torokhov.
Os testes com o SSJ100 tiveram como objetivo principal a avaliação do desempenho dos sistemas da aeronave enquanto o foco principal foi a operação do motor (PowerJet SaM146) e APU. A maioria dos testes de decolagem voram realizados com uma simulação de falha de motor com maxima configuração de peso da aeronave.
O desempenho dos sistemas provou o cumprimento dos requisitos de certificação e os resultados dos testes garantem uma segura operação da aeronave em aerodromos elevados com até 10000Ft.
O Sukhoi Superjet 100 foi projetado para competir com os E-Jets da Embraer e Bombardier CRJ. Sukhoi afirma que os SSJ terão custos de operação de 10-15% inferiores aos de seus concorrentes pelo preço de aproximadamente 28 milhões de dólares.
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