WASHINGTON - Dois pilotos que faziam o voo 188 da Northwest Airlines com 144 passageiros, de San Diego rumo a Minneapolis, se distraíram durante "uma acalorada discussão sobre política da empresa aérea" e esqueceram de aterrissar. O avião estava 241 quilômetros além do destino final quando os dois pilotos e os três auxiliares de voo restabeleceram as comunicações com o controle de tráfego aéreo e pediram permissão para voltar, informou a Agência Nacional de Segurança nos Transportes dos EUA (NTSB, da sigla em inglês). Suspeita-se que piloto e co-piloto tenham dormido na cabine. Eles foram suspensos de suas atividades e ficarão afastados até que a investigação sobre o incidente seja concluída pelo FBI, o que pode levar meses.

Quando os controladores de tráfego finalmente conseguiram se comunicar com a tripulação,as respostas às perguntas feitas foram tão vagas que se pensou que a aeronave havia sido sequestrada, segundo a CNN. Os controladores pediram então que o piloto fizesse uma série de manobras específicas em solo para convencê-los de que estavam no controle do voo.
A polícia do aeroporto também subiu a bordo do avião em Minneapolis para garantir que não se tratava de qualquer atividade criminosa, disse um porta-voz do Aeroporto Minneapolis-St Paul.
A NTSB disse nesta quinta-feira que iria rever as informações de voo do avião e a gravação de vozes e entrevistar os pilotos.
A Northwest é propriedade da Delta Air Lines. O Exército americano ficou sob alerta durante todo o incidente e caças aguardavam de prontidão.
Publicada em 23/10/2009 às 09h42m
O Globo - das Agências Internacionais
Nenhum comentário:
Postar um comentário