10 de mar. de 2011

Um novo Terminal e um estacionamento vertical devem ser construídos no Aeroporto de Londrina. Terminal atual será demolido.

Prefeitura estuda construção de novo terminal e estacionamento vertical no aeroporto

Além de um novo saguão, um estacionamento vertical com subsolo deve ser construído para abrigar mais de mil carros

A Prefeitura de Londrina estuda a construção de um novo terminal para o Aeroporto Governador José Richa. A ideia surgiu após a assinatura do acordo de cooperação entre o presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza e prefeito Barbosa Neto (PDT), no dia 4 de janeiro deste ano, para adequar e modernizar o aeroporto. Além de um novo saguão, para atender a demanda de passageiros que cresce a cada ano, está previsto nos estudos uma parceria com empresa privada para construção de um estacionamento vertical com subsolo, com capacidade para mais de mil veículos.

Segundo um dos membros da comissão formada por representantes da Infraero e Prefeitura Kentaro Takahara, a diretoria da Infraero aprovou a realização do projeto de um novo saguão. “O atual terminal seria demolido, ampliando o espaço do pátio para facilitar o estacionamento de mais aeronaves”, contou. O espaço destinado hoje ao estacionamento seria aproveitado na construção do novo saguão. Ele disse que o projeto é desenvolvido por um arquiteto e ainda está em fase preliminar.

Takahara informou que, na próxima segunda-feira (14), o projeto de adequação e modernização do aeroporto de Londrina será apresentado ao secretário estadual de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho. Entre as propostas de melhorias, estão a instalação do ILS, equipamento utilizado para orientar pouso e decolagem de aviões mesmo em condições climáticas adversas; ampliação da pista em 600 metros; e instalação de outros equipamentos como o ALS, um sistema de torres de iluminação para aproximação na pista; o VOR, usado na navegação aérea, além de uma estação meteorológica de primeira classe.

Para Kentaro Takahara, as mudanças são necessárias em vista do aumento da demanda de passageiros no terminal de Londrina. Em 2009, segundo ele, passaram pelo aeroporto da cidade, 572 mil passageiros. No ano passado, o número subiu para 732 mil. “A projeção para o final de 2011 é de chegar perto de 1 milhão de passageiros, e a capacidade do terminal atual é de 800 mil passageiros, o que significa que já estamos no teto”, avaliou.

O presidente da Infraero em Londrina, Marcus Vinícius Pio, disse que as mudanças referentes à ampliação e adequação do aeroporto são necessárias. "Estamos aguardando o pré-projeto ficar pronto", disse. Ele disse que a ideia de ampliação do terminal já foi apresentada ao governo do estado. Pio informou que a prefeitura está desenvolvendo uma maquete eletrônica do novo terminal.

"É uma necessidade [a ampliação do terminal]. Se você melhora as condições do aeroporto, a demanda aumenta", argumentou Pio.

Fonte: Jornal de Londrina - 09/03/2011 - Amanda de Santa

Nenhum comentário:

Postar um comentário