7 de nov. de 2011

Aviação civil criará 2 milhões de empregos até 2030




A combinação entre crescimento da indústria de aviação comercial e a aposentadoria dos profissionais que já estão no mercado impulsionará a criação de postos de trabalho no setor nas próximas décadas. De acordo com estudo da Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO, na sigla em inglês), até 2030 o setor deve contratar 2 milhões de profissionais ao redor do globo. O órgão, vinculado a Organização das Nações Unidas (ONU), estima que o número de aviões comerciais em operação devem subir para 151,565 nos próximos 20 anos. Em 2010, este número era de 61,833.
O número de voos, segundo a projeção, deve saltar de 26 milhões para 52 milhões neste período. PAra atender a essa demanda, o número de profissionais do setor deve dobrar com relação ao contingente atual. Só de pilotos, estima-se que serão necessários 980,799 até 2030. No ano passado, haviam 463,386 disponíveis no mercadoPilotos. No entanto, o estudo prevê, o setor enfrentará um descompasso entre treinamento e demanda do mercado. Em outras palavras, tendo em vista a capacidade da indústria da aviação civil para investir em qualificação, vai faltar mão de obra no setor nos próximos anos.
Estima-se que, em todo mundo, o setor terá uma carência de profissionais equivalente a 160 mil pilotos, 360 mil profissionais de manutenção e 40 mil contradores de voo.

Fonte Aeroflower

Um comentário:

  1. Faltam Pilotos no Mercado

    Em um futuro próximo, o país deve deparar com a falta de pilotos. Se, por um lado, o transporte aéreo cresceu quase 30% em 2010, as licenças de piloto emitidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) caíram pela metade desde 2008. Entre os motivos dessa escassez estão o alto custo para a formação de um piloto e o fato de muitos optarem por trabalhar em outros mercados emergentes, como Ásia e Oriente Médio. O problema deve se agravar ainda mais por causa da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, que vão exigir mais profissionais.

    ResponderExcluir