27 de out. de 2009
SAE Brasil Aero Design 2009
"Universitários da Grande São Paulo construíram 12 aviões radiocontrolados, em 19 instituições de ensino, para a XI Competição SAE BRASIL AeroDesign, a realizar-se nesta semana - de 22 a 25 de outubro -, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), nova denominação do Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), em São José dos Campos, SP. Ao todo, a competição reunirá 91 equipes de 16 Estados brasileiros, além de Brasília, Venezuela, México e Índia.
A principal novidade este ano são os aviões da Classe Micro. Com dimensões reduzidas, os projetos da categoria têm motor elétrico, pesam cerca de 500 gramas e são transportados dentro de uma caixa de até 0,125m³, o que equivale a 50x50x50 cm. Sete aviões estão inscritos na nova categoria.
Um dos aviões da Classe Micro foi desenvolvido pela equipe Pegasus, da Universidade Nove de Julho (Uninove). O projeto é um monoplano simples. “Construímos um avião que ofereça confiabilidade e seja capaz de nos garantir boa pontuação; as inovações vão ficar para a próxima edição”, diz Fernando Rodrigues, capitão da equipe. O estudante diz que a equipe busca trocar conhecimentos e ganhar experiência com o projeto, feito em madeira balsa, fibras de carbono e de vidro. O avião pesa 450 gramas e carrega 1,2 kg de carga."
XI Competição SAE BRASIL AeroDesign
Total de equipes inscritas: 91 equipes (77 em 2008)
№ estrangeiras: 12 equipes (7 Venezuela, 4 México e 1 da Índia)
№ de equipes brasileiras: 79 (de 16 estados + DF)
№ de instituições de ensino representadas: 61
№ médio de estudantes inscritos: 1,1 mil
№ projetos Classe Micro: 7
№ projetos Classe Regular: 78
№ projetos Classe Aberta: 6
Quem são?
A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega pessoas físicas (engenheiros, técnicos e executivos) unidas pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
Fonte e imagem:SAE BRASIL
É interessante salientar que acadêmicos provenientes dos cursos de Ciências Aeronáuticas também podem participar do evento, que se realizará novamente em 2010.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário