SÃO PAULO - O presidente da Avianca no Brasil, José Efromovich, anunciou nesta segunda-feira a mudança da marca Ocean Air Linhas Aéreas para Avianca. A alteração também inclui a entrada de novas aeronaves modelo Airbus A-319 na frota da empresa brasileira. O primeiro avião já chegou e entra em operação nos próximos dias, na rota Porto Alegre-Guarulhos-Brasília-Salvador, onde irá operar durante dois meses. Em seguida, esta aeronave passará a ser utilizada na ponte-aérea
A alteração da marca foi feita via um contrato de uso do nome Avianca pela Ocean Air, que do ponto de vista jurídico continua sendo Ocean Air. Isso porque o grupo Taca-Avianca também pertence ao grupo Sinergy, do empresário German Efromovich, e que também detém a Ocean Air.
Ainda de acordo com José Efromovich, há negociações para que o grupo Taca-Avianca adquira até 20% da Ocean Air, dentro do que é permitido pela legislação brasileira para participação de estrangeiros no setor aéreo.
O investimento previsto na Ocean Air para esse ano é de R$ 250 milhões, sendo quase R$ 200 milhões serão direcionados para a aquisição de aeronaves. Com os novos aviões - o segundo chega até o final de maio, o terceiro até o final de junho e o quarto até dez de 2010 - a empresa espera aumentar em até 30% a oferta de assentos.
Todos os aviões Airbus que farão parte da Avianca Brasil terão 132 acentos e classe única, equivalente à classe econômica. José Efromovich disse que, por enquanto, a empresa não vai aposentar os Fokker-100, rebatizados pela companhia de MK-28 por acreditar que ainda são importantes para a companhia.
Sobre a política de preços, ele assinalou que a companhia vai continuar praticando tarifas justas e competitivas no mercado, apesar das aquisições realizadas. A companhia está de olho na chamada nova classe C e, para isso, estuda, em parceria com instituições financeiras, a criação de planos de pagamentos diferenciados, com a possibilidade de parcelamento em até 24 vezes. Hoje, as passagens podem ser adquiridas em até 6 parcelas ou em até 10 vezes, dependendo da promoção.
A Avianca Brasil também poderá vir a realizar voos internacionais, mas ainda não foi definido o prazo para início desses voos e os destinos, a partir do Brasil. Ele destacou que, para a realização de voos que não tenham que passar pela Colômbia, que é o centro de distribuição externo (hub) da Avianca Internacional, a Avianca Brasil poderia criar novas rotas, que não passem necessariamente por lá.
O Globo Online | Publicada em 26/04/2010 - Érica Ribeiro
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