23 de mai. de 2009

PESO E BALANCEAMENTO

A fim de obter boas características de vôo, segurança e desempenho proporcionadas por qualquer aeronave o vôo deve ser realizado com o peso e o centro de gravidade (C.G.), dentro do limite operacional aprovado.
As aeronaves oferecem enorme flexibilidade de carga, mas não podem, no entanto, voar com o número máximo de passageiros adultos, tanques de combustível totalmente cheio e bagagem máxima;
Antes da decolagem, o piloto deve certificar-se de que o avião está carregado de acordo com o envelope de carregamento.
O limite operacional da aeronave determina o limite máximo de peso e a localização das cargas que podem ser transportadas: pilotos e passageiros, suas bagagens, combustíveis e lubrificantes, equipamentos opcionais da aeronave, entre outros.
Antes de entregar a aeronave, o fabricante procede à sua pesagem.
“O peso vazio básico consiste do peso vazio padrão do avião, o óleo de motor, óleo hidráulico,o combustível não utilizável, mais o equipamento opcional”, diz o Manual de Operações;
O centro de gravidade será modificado pela adição de cargas ao avião.
Quando forem instalados equipamentos definitivos, estes deverão constar das anotações do manual da aeronave, com a respectiva modificação do C.G. referente ao peso vazio básico acima calculado a partir destes dados, o piloto carrega a aeronave calculando os pesos e os momentos desse carregamento específico, verificando se o C.G. resultante está dentro do envelope aprovado.
A aeronave com excesso de peso não decola, não sobe nem voa tão bem quanto uma aeronave carregada dentro dos limites. Conforme expresso no Manual, não é possível levar tudo ao mesmo tempo.
Se houver necessidade de transportar todos os passageiros e suas bagagens, o piloto deve diminuir a quantidade de combustível nos tanques, para a etapa de vôo prevista. Com isso, poderá haver necessidade de fazer um ou mais pousos técnicos para reabastecimentos, dependendo da distância entre a origem e o destino do vôo.
Normalmente, o peso máximo permitido para pouso é menor do que a capacidade de carga da aeronave. Em outras palavras, mesmo decolando com o peso dentro do limite máximo, a aeronave não pode regressar imediatamente para pousar, devendo consumir parte do combustível, para não afetar sua estrutura.
Em caso de emergência, o piloto deve estar treinado para realizar o procedimento previsto.
Levando e consideração os dados da aeronave Cessna 150 vamos calcular o seu Peso e Balanceamento;




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Como podemos ver não há muito espaço para brincar estamos realmente no limite .

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