A cobrança diferenciada na TAM só está disponível na classe econômica dos voos para Miami, Nova York e Orlando, nos EUA. Trata-se de um projeto piloto, lançado há dois meses. Segundo a empresa, o valor adicional é oferecido ao passageiro no balcão de check-in. No caso de uma passagem para Miami, saindo do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, o bilhete mais barato, com partida no dia 29, custa R$ 1.084,80, apenas o trecho de ida. Com a taxa adicional, sobe para R$ 1.173,05. O bilhete mais caro para a mesma data e destino é encontrado a R$ 1.245,77 e, com os US$ 50 adicionais, convertidos para o real (R$ 88,25 pela cotação de ontem), passa a custar R$ 1.334,02.
A TAM explicou que os assentos da primeira fileira continuam valendo para atendimento preferencial - gestantes, deficientes físicos, pessoas com dificuldade de locomoção ou com crianças de colo - são prioridade e, para esses passageiros, não há cobrança adicional. A companhia estuda ampliar a cobrança de tarifas diferenciadas para outros voos internacionais e domésticos, ainda sem data prevista.
Já a Azul Linhas Aéreas, que só tem voos domésticos, cobra R$ 20 pela área chamada Espaço Azul, que corresponde às cinco primeiras fileiras das aeronaves Embraer 190 e 195. Nessas poltronas, a diferença entre uma e outra é de 86cm, enquanto nas demais o espaço entre os assentos é de 79cm. As companhias aéreas Gol, Webjet e OceanAir informaram não fazem cobrança adicional pelas poltronas em locais onde há mais espaço no interior de suas aeronaves.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que as empresas têm liberdade para fazer cobranças diferenciadas porque, pela lei, a tarifa é livre e não precisa de acompanhamento da agência reguladora. Em março, a Anac criou um selo que deve estar nos aviões brasileiros, informando o espaço útil em centímetros entre um assento e outro na aeronave usada em cada voo. As empresas terão até setembro para cumprir a determinação.
O Globo Online
Publicada em 22/04/2010 às 21h58m
Erica Ribeiro
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