15 de out. de 2010
Fatores Humanos em Aviação
O curso de Ciências Aeronáuticas da Unopar promoveu o evento “Apresentação de Investigações de Acidentes e Discussões sobre fatores humanos em acidentes aéreos”. A palestra foi ministrada pelo Chefe do SERIPA 5, Tenente Coronel Aviador Luiz Fernando Aquino da Silva, e pela Tenente Coronel Aviadora Rosana Bauer, no dia 1º de outubro, na sala 202, no Centro de Educação, Comunicação e Artes (CCECA).
O Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA) foi criado pelo Comando da Aeronáutica em 2007, com a finalidade de planejar, gerenciar, controlar e executar as atividades relacionadas com a investigação e a prevenção de acidentes aeronáuticos, no âmbito da aviação civil. Os SERIPA estão distribuídos em todo Brasil - por regiões - e são encarregados do planejamento, gerenciamento e execução das atividades de Segurança Operacional nas suas respectivas áreas de atuação.
Conforme a coordenadora do curso de Ciências Aeronáuticas, Vivien Corazza da Costa, é importante aproximar os órgãos de prevenção de acidentes aéreos dos alunos: “O contato com profissionais com experiência na investigação de desastres é uma forma de conscientizar os futuros aviadores sobre a influência do fator humano na prevenção dos acidentes. Receber o chefe do SERIPA 5 na UNOPAR é motivo de grande honra, tendo em vista a importância do Serviço no cenário nacional”, diz.
O chefe do SERIPA 5 relata que uma das funções do órgão é levar ao público interessado conhecimento sobre a doutrina da segurança de vôo, o treinamento e a capacitação profissional. “Somos sempre convidados para ministrar palestras em empresas e órgãos da aviação civil. Priorizamos as instituições de ensino, como a UNOPAR, porque as Universidades são instituições formadoras da cultura aeronáutica e de bons profissionais para o mercado”, afirma Luiz Fernando Aquino da Silva.
A Sra. Rosana Bauer comenta ainda que as palestras são realizadas nas instituições de ensino com a intenção de levar reflexão para os estudantes: “Trazemos nossa experiência no ramo da investigação de acidentes aéreos e divulgamos os fatores que motivaram os desastres para evitar que situações semelhantes ocorram novamente”, finaliza.
Na foto, o Chefe do SERIPA e a Ten. Coronel Rosana, juntamente com a Magnífica Reitora da UNOPAR, Wilma Jandre Melo que nos recebeu na sua sala, parabenizando a inciativa do curso e daquele Serviço.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário